Você já ouviu falar na radiografia panorâmica? Esse exame é capaz de oferecer de uma só vez uma imagem precisa de todas as estruturas faciais, incluindo dentes, maxilar e mandíbula. Justamente por isso, ela é um excelente exame na área odontológica para garantir uma análise mais exata e um tratamento correto para o paciente.
Radiografia panorâmica: o que é?
Ao ouvir o termo radiografia panorâmica, é comum que surjam dúvidas sobre a definição desse procedimento. A principal diferença deste exame para o raio-X comum é a precisão das imagens. De maneira geral, a radiografia panorâmica produz uma única imagem tomográfica das estruturas faciais: arcada dentária, maxilar e mandíbula, sendo de fácil compreensão para o dentista fazer uma avaliação. Justamente por isso, ela tende a ser um dos exames mais importantes durante o diagnóstico de doenças nos dentes, mandíbula, área nasal, seios nasais e articulações da mandíbula, como a DTM.
Como funciona a radiografia panorâmica?
Depois de descobrir o que é a radiografia panorâmica, você deve estar se perguntando como ela funciona, certo? Então vamos simplificar. O rosto do paciente é posicionado em um equipamento e a máquina registra a imagem, É um processo rápido, simples e que não causa nenhum tipo de dor ao paciente.
Casos em que a radiografia panorâmica é indicada
Apenas o exame clínico pode não ser suficiente para a observação de todas as possíveis alterações na saúde bucal do paciente. É aí que entra a radiografia panorâmica para ajudar a avaliar o quadro com detalhes através de uma imagem mais precisa. Por isso, esse exame é realizado para prevenção e diagnóstico de condições dentais e faciais. Sendo assim, ele pode ser indicado para qualquer paciente cuja o dentista ache necessário, seja em uma primeira consulta para poder conhecer toda a estrutura da face do paciente ou para solucionar a suspeita de alguma doença.
Portanto, antes de realizar um raio x é importante que você converse com o seu dentista, pois o mesmo conhece o seu caso clínico e poderá lhe dizer se existe ou não a necessidade da realização do procedimento.
Quanto tempo dura a radiografia panorâmica?
Diferente de outros procedimentos odontológicos, a radiografia panorâmica não exige um preparo prévio para ser feita. O paciente é orientado apenas a remover piercings e qualquer metal do pescoço para cima, como brincos e colares, para a realização do exame.
Quanto ao tempo de duração, o exame é bem rápido e dura em torno de 3 a 5 minutos.
Para esclarecimentos de dúvidas, informações e agendamentos, entre em contato (41) 3278-2872
Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo e siga a Clínica Digilab nas redes sociais.
Comments