top of page
  • Digilab Radiologia

Qual a diferença entre Tomografia e Radiografia Panorâmica?

É comum o cirurgião dentista solicitar a seus pacientes exames radiológicos antes, durante e depois de determinados tratamentos odontológicos. Esses exames são muito importantes para fazer um correto diagnóstico e para planejar e acompanhar o tratamento.

Os principais exames radiológicos na odontologia são a Radiografia Panorâmica e a Tomografia Computadorizada. Mas você sabe qual a diferença entre elas?


Radiografia Panorâmica

É um exame 2D utilizado para diagnosticar diferentes patologias e anomalias que podem ocorrer nos dentes, suas estruturas e ossos da mandíbula e maxilares. É um complementar do exame clínico (aquele que é feito pelo dentista no consultório), pois a radiografia panorâmica pode mostrar problemas abaixo da linha da gengiva que não são facilmente visualizadas.


São os casos de problemas na polpa dentária, acúmulo de cálculo nas raízes, cáries, infecções, doenças periodontais, mobilidade dentária, fraturas ósseas ou radiculares, cistos, tumores, perda óssea, entre outros. Este exame também é útil para acompanhar a evolução e a finalização de tratamentos, como enxerto ósseos e tratamento de canal.


Tomografia Computadorizada Odontológica

É um exame, também radiográfico, porém com visualização tridimensional (imagem 3D) dos terços médio e inferior da face. Neste exame também são visualizados os dentes, estruturas anatômicas, ossos e seios da face, porém com volumes e precisão melhores do que a panorâmica.


É bastante útil para diagnósticos e planejamentos de diversos tratamentos odontológicos, principalmente com implantes dentários, porque com a Tomografia Computadorizada, o dentista consegue fazer as medições dos volumes ósseos do paciente e planejar a colocação de implantes com tamanhos e posicionamentos mais adequados às suas necessidades.


Tem alguma dúvida? Gostaria de informações? Entre em contato através de nosso WhatsApp 3278-2872🦷😷

bottom of page