top of page
Digilab Radiologia

O que significa o termo STL na Odontologia

Você sabe o que é um arquivo STL? Esse é o formato de arquivo mais usado na impressão 3D. Hoje quase todos os modelos 3D que serão impressos são salvos com essa extensão de arquivo.


STL (Standard Triangle Language ou STeriLitografia – 3D System, 1987)

Criado para as primeiras impressoras desenvolvidas no mundo, é o mais comum de todos e considerado universal por ser reconhecido por todos os softwares de planejamento odontológico, seja ele para prótese, implante, ortodontia e todas as outras especialidades.


Após o escaneamento intraoral, primeiro processo da ortodontia digital, o ortodontista passa a trabalhar com os softwares, segundo processo, que possibilitam a visualização das imagens, do arquivo em STL e toda a simulação e construção dos possíveis tratamentos do paciente. Finalizado esses dois processos, passamos para o terceiro e último, a impressão 3D do modelo que foi confeccionado digitalmente.


O processo de impressão é a estrutura física de toda a construção que foi feita no computador através dos softwares. Com esse modelo físico é possível construir vários tipos de aparelhos, como os alinhadores ortodônticos estéticos, os aparelhos ortopédicos, os aparelhos funcionais, entre inúmeros modelos e para diversas indicações. Permite também imprimir vários tipos de guias: para instalação de mini-implante, para colagem indireta dos bráquetes; para cirurgia ortognática, dentre outras.


Na Clínica Digilab realizamos o exame de escaneamento intraoral, um exame simples, prático e rápido.

Com o arquivo STL em mãos, é como se o dentista tivesse um mapa completo e detalhado da parte interna da boca do paciente.


Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo para entrar em contato conosco.



bottom of page