Essa é uma dúvida frequente que aparece nas clínicas de radiologia... Então vamos explicar porque solicitamos que o(a) paciente retire óculos, adornos, correntes, piercings, brincos e prendedores de cabelo que tenham metal, ou seja todo e qualquer objeto metálico presentes na região da cabeça e pescoço.
🦷Se o seu dentista solicitou um exame específico é porque precisa ter um diagnóstico preciso🦷
Quando se faz radiografia com esses objetos citados acima, se formam imagens radiopacas (brancas) em certas regiões do material do exame que podem atrapalhar o diagnóstico radiográfico. Essas imagens falhadas, também conhecidas como "fantasmas", podem surgir justamente em cima de estruturas que podem conter alguma patologia, mascarando-as, o que prejudica o diagnóstico e o laudo radiográfico.
Então falando bem sério e claramente neste post... Porque você vai realizar um exame com objetos que podem interferir no resultado e ainda pagar por isso?!
Existe uma razão para que os exames principalmente panorâmica, telerradiografia e tomografia, sejam realizados sem esses objetos. Para as radiografias menores, como as periapicais, o paciente só precisa retirar piercings e adornos que estiverem na região a ser radiografada. Os brincos são permitidos nesse caso.
Esperamos ter esclarecido o porque é necessário tirar piercings do rosto para fazer raio x 😉
Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo para entrar em contato conosco.