Quando se planeja a colocação de implantes dentários, um dos exames que é importante realizar é a tomografia computadorizada. Saiba porque o exame de tomografia para implantes é tão importante para o sucesso da cirurgia.
A tomografia computadorizada é um exame radiográfico de grande confiabilidade e bastante útil na odontologia, principalmente para o planejamento de implantes dentários.
Nesse caso, a principal vantagem deste exame sobre uma radiografia panorâmica, por exemplo, é que as imagens são tridimensionais (3D) e capturadas em “partes”, permitindo a visualização dos tecidos de forma distinta. Enquanto que nas radiografias panorâmicas as imagens dos tecidos ficam sobrepostas (2D).
As imagens mais precisas da Tomografia Computadorizada facilitam ao cirurgião implantodontista conhecer com exatidão a espessura óssea do paciente e dessa forma, identificar se há altura e largura suficiente para fixação dos implantes ou sobretudo se há necessidade de enxerto ósseo para complementação.
A boa espessura óssea do maxilar e mandíbula do paciente é em suma, o requisito básico para colocação e estabilização dos implantes dentários com ou sem enxerto.
A Tomografia Computadorizada também permite que o cirurgião conheça e dessa forma preserve estruturas delicadas, como por exemplo o trajeto de nervos. As imagens de tomografia computadorizada são com toda a certeza versáteis, porque podem ser transferidas para um computador e manipuladas pelo cirurgião através de um software de planejamento.
Ele faz então o planejamento virtual das posições dos implantes conforme a disponibilidade óssea do paciente, e até mesmo encomendar uma guia cirúrgica que funciona como um gabarito e dessa maneira indicar o local exato em que as perfurações devem ser feitas.
Isso certamente contribui para que os implantes sejam colocados corretamente, bem como para escolha dos melhores tamanhos de implantes, aumentando o sucesso do procedimento, reduzindo consideravelmente a probabilidade de perda dos implantes, de tal forma que a cirurgia ocorra de maneira minimamente invasiva.
A tomografia para implantes computadorizada é um exame obrigatório?
Sim. Hoje em dia considera-se que a tomografia computadorizada é uma exame obrigatório para a realização de implantes dentários. Na maioria dos casos, a tomografia computadorizada auxilia ao cirurgião dentista no planejamento dos implantes.
Porém em casos em que a existência de osso é muito evidente, logo após análise clínica e por meio de radiografias comuns, o implantodontista pode dispensar a realização de uma Tomografia. Mas para maior segurança e conforto, é primordialmente recomendada a realização da tomografia para o planejamento dos implantes dentários.
Para esclarecimentos de dúvidas, informações e agendamentos, entre em contato (41) 3278-2872.
Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo e siga a Clínica Digilab nas redes sociais.
Comments